Perda de peso

terça-feira, 12 de maio de 2009

De voltaa

Depois de muita comilança no fim de semana, estou aqui, firme e forte na dieta, e com uma novidade boa... mais um quilo perdido. Meu dia de pesagem é toda sexta-feira, acordei com medo de pesar e não ter emagrecido nada, ou pior, de ter engordado, mas não foi isso que aconteceu, e a balança marcou 76Kg, ou seja, mais um quilo perdido. Fiquei bastante feliz, estava com medo do ovomaltine que eu tomei semana passada fazer efeito na balança, mas não fez, ainda bem.
Meu noivo me falou me falou uma coisa e eu fiquei pensando e vi que é verdade, ele falou que eu tenho muita facilidade em perder peso e é verdade, semana passada eu jaquei com o ovomaltine e só fiz esteira uma vez e mesmo assim conseguir perder um quilo. Mas não pensem que isso é tão bom quanto parece, do mesmo jeito que eu perco fácil eu ganho muito fácil... Para vocês terem uma idéia, há umas 2 semanas atrás teve o aniversário da minha irmãzinha e tinha muitos doces (aniversário de criança), eu me pesei na sexta e estava com 77 quilos, no sábado ( dia do aniversário) e no domingo ( nas sobras do aniversário rsrsrs) eu comi muito bolo, doces, salgados e refrigerantes e adivinhem o que aconteceu com a balança na segunda feira? Engordei um quilo em dois dias e fiquei com 78. Fiquei triste e arrependida por ter comido tanto e resolvi agir, comi pouco a semana inteira e fiz esteira todos os dias e conseguir voltar aos 77. Enfim, da mesma forma que eu emagreço rápido eu engordo também e isso faz um mal “danado” pra saúde, por isso vou tentar melhorar essas minhas jacadas para não ficar nesse engorda-emagrece.




Li uma matéria bem legal sobre como enfrentar o efeito sanfona e coloquei aqui pra vocês:

Como superar o
efeito sanfona?

Efeito sanfona é como é chamado
o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes, decorrentes de várias dietas para emagrecer



Após dietas muito restritivas a pessoa emagrece, porém não agüenta por muito tempo manter essa alimentação e come em excesso, voltando a engordar.

Muitas pessoas passam a vida inteira tentando emagrecer, ou seja, sonham com um corpo escultural e fazem milhões de dietas para conseguir o seu objetivo. Só que muitas vezes não pensam na saúde, pagando qualquer preço para ter apenas um corpo bonito.
Atualmente existem milhares de dietas na mídia para incentivar as pessoas a emagrecer, dieta das proteínas, dieta da sopa, da lua, das frutas, dieta líquida, etc. Além de outros recursos como o uso de laxantes, diuréticos, medicamentos, etc... Enfim é grande o número de alternativas para eliminar peso. Sejam elas boas ou ruins para a saúde.
Isso porque se a pessoa não muda hábitos alimentares inadequados, acaba engordando novamente, obtendo um emagrecimento à curto prazo.

Após tantas oscilações de peso, o organismo acaba criando maior resistência a emagrecer e assim se torna cada vez mais difícil alcançar o peso desejado e manter este peso.
Para que isso não aconteça, é preciso incorporar certos hábitos alimentares porque ninguém consegue passar a vida inteira fazendo dietas, comendo só sopas, só frutas, tomando medicamentos, etc...

Mas por quê ocorre o efeito sanfona?

Quando somos crianças são formadas as nossas células de gordura. Quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem, aumentam. As células de gorduras que são adquiridas ao engordar não são perdidas, elas permanecem no corpo.

Quando ocorre o emagrecimento elas apenas diminuem de tamanho. O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. Esse que é o efeito sanfona.

O cérebro tende a manter o maior peso adquirido. É preciso que se passe muito tempo numa determinada faixa de peso para que o organismo se adapte a esse novo peso.

As pessoas devem se conscientizar que estar acima do peso é um problema sério e que deve ser tratado de forma equilibrada e consciente, respeitando o corpo e suas necessidades.

Para sair do efeito sanfona é importante deixar as dietas de lado
e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. As vantagens são inúmeras, desde a nutrição adequada das células
que exercem suas funções corretamente, até a prevenção de algumas doenças.

O lado ruim é que emagrecer com saúde leva mais tempo e requer maior disciplina e força de vontade já que o organismo precisa se adaptar à nova alimentação.

Alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para evitar tais doenças é fundamental ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Assim, ocorre a manutenção do peso desejado, que se estende por toda a vida.

FONTE: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/050314_nut_efeitosanfona.htm

Fico por aqui e agora vou visitar cada uma de vocês... Grande beijo

6 comentários:

  1. Oi amiga!!!

    O peso do dieta em grupo é somente 1 vez por mês, sempre no inicio de cada mes, aí vc pode me mandar o peso até o dia 08 por aí.

    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. E qdo vc quiser as encomendas é só falar comigo, ihihi....terei o maior prazer em te atender. =)

    ResponderExcluir
  3. oi minha querida.. Eu tbm fiz um blog assim...
    Nunca tomei remédio forte como vc, mas já fiz algumas proesas deste estilo algumas vezes.. hehe, claro que não obtive nada no final..
    Gostaria de te pedir para que tu me adicionasse na sua listinha de blogs. Eu adicionei vc e adorei teo blog tbm neh.. bjos

    ResponderExcluir
  4. Oieeee.
    PARABENS entãoooo...hehe
    1 kilo é ótimoooooooooo


    Bjo:)

    ResponderExcluir
  5. Eu estou precisando me livrar do malfadado efeito sanfona! Vou tentar rsss

    beijos

    ResponderExcluir
  6. oiee amiga... to sentindo a tua falta por aqui!!! volte logoo!!!
    beijoss

    ResponderExcluir